quarta-feira, 16 de abril de 2008

Magia Insular














Esta é a minha primeira sugestão. A ousar um escritor de origens açorianas.
Não escolhi a sua obra mais conhecida, até porque não é a minha preferida.
Lembro-me de, ao lê-lo, sentir que o tipo de escrita era familiar, muito antes de ter ouvido a expressão realismo mágico.
Tem, para mim, o fascínio de se referir a tradições, superstições, lugares e tempos que conheço bem ou que ouvi contados pela minha avó.
Deixo-vos duas apreciações sobre o autor e o livro.

"Para mim, a força da obra de João de Melo está sobretudo no enérgico domínio da língua por ele exibido e no superior tratamento estético que dela faz ao narrar a experiência humana que, como actor e observador, viveu e vive, ou, como artista, pura e simplesmente cria. Se o local for S. Miguel, Lisboa, ou África, é somenos. Mas não deixa de ser importante para aqueles que, nos Açores, em Lisboa, ou na África se revêem nas páginas assiduamente brilhantes de um grande escritor como João de Melo "

"O meu mundo não é deste reino de João de Melo surge ao olhar do leitor como uma narrativa que quebra permanentemente os limites do universo tido como possível. Perante esse universo criado, o leitor sente uma certa asfixia; depara-se com um mundo que não crê ser possível existir e oscila entre uma hipótese situada nas origens do tempo ou uma hipótese de finais dos tempos, de apocalipse anunciado."

Biografia

5 comentários:

LP disse...

O João de Melo foi meu professor de Português e... não fiquei com muita vontade de ler a sua obra. Talvez agora, uns anos (décadas?) depois, já consiga.

Cool Mum disse...

a sério? eu vi-o poucas vezes e já tinha postura de 'intelectual'

Márcia Carvalho disse...

Li o "Gente Feliz com Lágrimas" e gostei muito!

Cristina disse...

Nunca li nada dele.

Cristina

LP disse...

Sim, muito intelectual e demasiado distante para o que deve ser um professor do secundário.