sexta-feira, 5 de setembro de 2008

A Sombra do Vento


Finalizei esta leitura agora, e ainda estou em "transe literário". Li-o de uma assentada em três dias e fiquei triste por já ter acabado.
Escrevem sobre ele assim:
"A Sombra do Vento é uma narrativa de ritmo electrizante, escrita em uma prosa ora poética, ora irónica. O enredo mistura géneros como o romance de aventuras de Alexandre Dumas, a novela gótica de Edgar Allan Poe e os folhetins amorosos de Victor Hugo. Ambientado na Barcelona franquista da primeira metade do século XX, entre os últimos raios de luz do modernismo e as trevas do pós-guerra, o romance de Zafón é uma obra sedutora, comovente e impossível de largar. Além de ser uma grandiosa homenagem ao poder místico dos livros, é um verdadeiro triunfo da arte de contar histórias.
Tudo começa em Barcelona, em 1945. Daniel Sempere está a completar 11 anos. Ao ver o filho triste por não conseguir lembrar-se do rosto da mãe já morta, o seu pai dá-lhe um presente inesquecível: numa madrugada fantasmagórica, leva-o a um misterioso lugar no coração do centro histórico da cidade, o Cemitério dos Livros Esquecidos. O lugar, conhecido de poucos barceloneses, é uma biblioteca secreta e labiríntica que funciona como depósito para obras abandonadas pelo mundo, à espera de alguém que as descubra. É lá que Daniel encontra um exemplar de A Sombra do Vento, do também barcelonês Julián Carax."
Aconselho a todos, principalmente a quem já tenha visitado Barcelona.
A não perder!

6 comentários:

Miar à chuva disse...

Também adorei este livro.
É simplesmente delicioso e apaixonante!
Sandra
http://vidasdesfolhadas.blogspot.com/

flores disse...

Foi um dos meus livros de férias. ADOREI!

Cristina disse...

Também gostei muito. E estou em pulgas para que o novo dele seja traduzido e lançado cá...

Cristina

Susie disse...

Adorei. Há muito tempo que não lia nada tão bom.

djamb disse...

Este livro é apaixonante; a escrita é tão fluída, as personagens tão ricas, a história tão cativante...! É daqueles livros que temos pena que tenha uma última página ;)
Gostei do blog, voltarei!

Ana disse...

Li no ano passado e adorei!! Já emprestei, divulguei e até ofereci a várias pessoas amigas q tb ficaram fãs