quinta-feira, 8 de maio de 2008

Lido a correr

Lembram-se do filme Clube dos Poetas Mortos? Pois esta semana trouxe o livro emprestado de um dos meus alunos (que nunca ouviu falar do filme) e tive de o ler de uma assentada. Para recordar o filme mas também para ver como estava escrito. Apesar da pesquisa, nada consegui encontrar sobre o autor, N. H. Kleinbaum, nem sobre a edição (Os Livros do Cinema, colecção do Diário de Notícias de 2004). Penso que se trata de uma adaptação do guião do filme pois é bastante fiel ao que me lembro de ver. Gostei de o ler, apesar de não ser nada do outro mundo. Gostei de trazer à lembrança a perspectiva do professor diferente dos outros, que aconselha os alunos a serem não-conformistas, a experimentar vários pontos de vista, a não se contentarem com o estabelecido. Porque nem sempre me consigo lembrar de que o comodismo nem sempre nos traz tudo e que a poesia anda por aí, em tudo o que nos rodeia. Porque nem sempre aproveitamos o momento, pensando no que virá depois.

«mergulha pelos sonhos
ou um lema pode abater-te
(árvors são assuas raízes
e vento é vento)
confia no teu coração
nem que as marés se incendeiem
(e vive pelo amor
mesmo que as estrelas vivam ao contrário)
honra o passado
mas abraça o futuro
(e dança neste casamento
para espantares a tua morte)
não te importes com o mundo
os seus heróis ou vilões
(porque deus gosta de raparigas
do amanhã e da terra)


7 comentários:

. disse...

Lindo!

Luz

AnaBond disse...

é o filme da minha vida.
conheço-o quase de cor... e só vi umas 2 ou 3 vezes. marcou-me para o resto da vida (e ainda ontem falei nele a outra menina).

se tivesse o livro, gostava de ler... e guardar. poderei encontrá-lo?

Ana disse...

Fiquei com vontade de ver o filme novamente.

flores disse...

Tb é um dos filmes da minha vida. O livro só foi publicado pelo DN, em Portugal. Por isso não se encontra à venda nas livrarias. Eventualmente num alfarrabista ou directamente com o DN.

Nucha disse...

Lindo!! E que saudades...
Oh captain, my captain!

(Dei-me conta que é a primeira vez que comento aqui; acompanho desde o início e sou fanzaça! Este mês estou no grupo da leitura também)

Mãe da Rita disse...

Aco que o livro deve aparecer naquelas feiras de livro de Verão, com as colecções dos jornais. Não te posso ajudar, Ana, ele nem na net aparece... Posso perguntar ao meu aluno onde o comprou mas devia estar lá em casa. Boa sorte na caça ao livro!

AnaBond disse...

gracias 'mãe da rita'...
vou concerteza procurá-lo... e se alguém o encontrar, que me avise, por favooooor!!! ;)