quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

O Rapaz do Pijama às Riscas


O Rapaz do Pijama às Riscas
John Boyne
Edições Asa

É um livro dirigido a crianças ou jovens. Definitivamente. E tem de ser lido nesse pressuposto.
Achei a ideia magnífica. O pai, comandante, que se muda para Auschwitz, para dirigir os destinos do campo da morte e do horror. A mãe insatisfeita e frustrada, que resiste às custas do licor e de um amante fugaz. A irmã a crescer, numa pré-adolescência que colide com a inocência do Bruno, tão alheio à realidade que o cerca. E o Bruno, de 9 anos, arrancado do conforto de Berlim, para seguir a família para uma terra inóspita e desinteressante.
A ideia é magnífica, mas, não obstante saber que se trata de um livro dirigido aos mais miúdos, acho que aquele terror foi tratado com excessiva leveza. Cheio de meias-palavras, o mais brutal fica nas entrelinhas. Falta-lhe sumo.
Creio que será a excepção que confirma a regra: normalmente acho os livros muito superiores ao filme. Neste caso, apesar de ainda não ter visto o filme, suspeito que tem tudo para ser muito melhor que o livro, acrescentando-lhe as descrições e a dose de realismo que faltam ao livro.

A última frase do livro é romântica, mas irrealista: diz-nos que o que aconteceu na Alemanhã nazi não poderá novamente acontecer, "Não nos dias de hoje, não na época em que vivemos". Será? E Darfur, por exemplo?

Uma franca desilusão.

1 comentário:

Cristina disse...

Hmm. Como dizes, se calhar o filme será melhor!

Cristina