terça-feira, 9 de setembro de 2008

Capitães de Areia

A par com A Sombra do Vento, que também me acompanhou nestas férias, e para provar (se necessário fosse) que o clube nos traz coisas muito boas. Quando acabei o livro de Carlos Ruiz Zafón, ainda em transe, como a Ana, com a trama, entrei numa daquelas papelarias de «vão de escada» (nunca levo livros para as férias. Entro e compro num sítio qualquer.) a pensar que raio agora vou ler que possa «substituir» o primeiro.

E vi-o :) E já não o consegui largar mais.



É a história dos meninos abandonados da Bahia. Que vivem ao Deus-dará.

«Esta obra relata as peripécias dos meninos de rua da Bahia, na década de 30, tendo como pano de fundo a miséria do cais de S. Salvador e a sombra protectora da mãe de santo Aninha. Mostra o quotidiano do grupo e o seu modo de agir, de conviver, a sua luta por alimento, abrigo, dinheiro, em suma, pela sobrevivência. Procura demonstrar que a sociedade é que leva essas crianças ao crime e à marginalidade. É também a história dos amores de Pedro Bala e Dora, figura feminina frágil mas, ao mesmo tempo, protectora.
A violência, sempre presente no quotidiano destes jovens que vivem do roubo, tem o seu contraponto na amizade que os une e nos momentos em que, extasiados, ouvem, como qualquer criança, histórias de aventureiros, de homens do mar, de personagens heróicas e lendárias…»

8 comentários:

a mãe dos miúdos disse...

este é um dos livros da minha vida. absolutamente fantástico.

mas o do Zafon... eu adoreri até chegar ao fim. foi tão precipitado, tão a despachar e tão previsível (ok, nem todas as partes) que manchou automaticamente o enamoramento que trazia até ali :(

Susie disse...

Ainda não li. Aliás, Jorge Amado foi um autor que o clube me trouxe, porque o único dele que li foi o primeiro livro do mês.
Vou tratar de o ler, então...

Estas férias também não li os livros do mês, um porque já tinha lido e o outro porque não me apeteceu. Apeteceu-me coisas mais light: li o primeiro do Domingos Amaral e o livro da Luísa Castel-Branco (que gostei).

Temos que pensar num livro/autor para outubro.

Mãe da Rita disse...

Este é também um dos livros da minha vida em qe não pego já há anos mas em que tenho vindo a pensar. Li-o não sei quantas vezes numa edição do Círculo dos meus pais, na adolescência, e tenho-o aconselhado a alguns alunos (de 9º). É dos livros mais bonitos que conheço.

Ana Paula disse...

Tinha-o em casa há uma data de anos e nunca o tinha lido. Como gostei muito do "Terras do sem fim" lembrei-me dele. Simplesmente genial.
"As sombras do vento" vai ser um daqueles livros que vou voltar a ler.

Cristina disse...

Li na adolescência e adorei. Um dos meus livros de referência!

Cristia

LP disse...

Mais uma que ADORA este livro. É lindo!

Ana disse...

Ainda ando "apaixonada" pelo Julian Carax! :)

Aluguei o Inveja que também já se falou aqui mas ainda nem o abri.

calamity jane disse...

Já começa a ser um lugar comum, mas tenho de me juntar ao coro: Capitães da Areia é, definitivamente um dos livros da minha vida