Vou dar o pontapé de saída.
Da obra do Eça, de que sou fã, escolhi dos poucos que ainda não tinha lido: A Cidade e as Serras.
Ao contrário do que me sucedeu com todos os livros que li dele, em que a acção flui, em que as descrições me entusiasmam, o sentimento que mais frequentemente pontuou esta minha leitura foi o do tédio. Para combinar com o tédio do Jacinto de Paris. A acção não andava, arrastava-se. Havia alturas em que parecia que a história era um cavalo de baloiço, andava, andava sem sair do lugar. Foram raras as vezes em que me arrancou uma gargalhada (só me recordo de uma), ao contrário do que sempre me sucedeu nos livros dele. Entendi, 15 anos depois, porque é que tinha desistido de ler este livro da primeira vez que lhe peguei. Uma pena...
sexta-feira, 26 de setembro de 2008
Dos livros do mês
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
10 comentários:
E já leste o conto «Civilização»? É mais ou menos a mesma história mas em conto, curto. Eu li este há muitos anos e achei-lhe graça.
Mãe da Rita, não tem a ver com a extensão do romance, que até é bastante curto, face ao normal do Eça. A verdade é que acho que não resultou a fórmula. O facto de ter sido o seu último romance, de não ter sido completamente revisto por ele, etc etc, pode ser justificação. O facto de ter nascido para ser uma coisa e ter acabado como romance também o pode justificar. Mas sinceramente entediou-me.
Ainda estou a ler a Relíquia. Estou a gostar mas está a ir muito devagarinho.
Escolhemos algum livro para Outubro?
Bjos
Cristina
Eu sugeria para Outubro a Crónica dos Bons Malandros.
Olha, tb li a Relíquia. E é um fartote. Era suposto ter vindo dizer algo qdo li o post, mas varreu-se-me.
Qto à ´Lídia Jorge está visto q foi solenemente ignorada. Andei à procura do livro e ñ o encontrei e confesso q ñ me esforcei mto. :)
Crónica dos Bons Malandros, alinho e estou à espera do novo do Mia Couto e do Budapeste do Chico Buarque. A propósito disso e do do Jorge Amado q li nas férias queria realçar as 2 colecções de bolso lançadas há pouco. Pela Leya e mais não sei qual a outra editora. Livros mto mais baratuchos.
Tenho dito!
Afinal, ainda volto. :D
Tb está a ser reeditada a obra do Dinis Machado. Tb era (será) uma boa?
Gosto da sugestão.
Vamos a votos?
Cristina
Voto na Crónica dos bons Malandros, que comecei e nunca cheguei a acabar (shame on me...).
Já tinha dito anteriormente que desta vez não li os livros do mês. Já tinha lido o da Lídia Jorge há uns anos, não me lembro muito bem, sei que é difícil de ler, mas bonito, e que se passa em África, na comunidade portuguesa dos anos 60/70.
Quanto ao Eça, acabei por não arranjar A Relíquia que era o meu objectivo, pus-me a ler outras coisas e acabou por ficar para trás.
Mas agora á para retomar que vocês dão sempre boas sugestões :)
Pois Tânia, eu que também gosto muito do Eça, "A Cidade e as Serras" foi o que gostei menos do que li até agora (e já foi alguma coisa!)
Quanto aos livros do mês (shame on me!) ando mesmo afastada, quero recuperar e voto na Crónica dos Bons Malandros! :)
Podemos "baixar" aqui neste link
http://www.dominiopublico.gov.br/pesquisa/DetalheObraForm.do?select_action=&co_obra=1790
Enviar um comentário