quarta-feira, 20 de maio de 2009

Coração de Tinta


Coração de Tinta (ou Inkheart), de Cornelia Funke, preencheu os meus últimos dias. Comprei-o porque tinha visto uma apresentação ou uma publicidade do filme na televisão mas só guardei uma ideia: falava de um leitor cuja voz dava vida ao que lia... Descobri que a autora era uma premiada escritora de livros de fantasia e não que era um texto feito para cinema (com a falta de qualidade que habitualmente têm). Tem cerca de 400 páginas que não se lêem depressa (e eu leio depressa...). Gostei, gostei muito (por isso é que a acta da reunião das doze está por acabar e eu tenho acordado tão cedo todos os dias: há algo mais à minha espera do que o quotidiano...) mas vamos ver se vos consigo transmitir algo.
Meggie vive com o pai, Mo, que é restaurados de livros, numa casa pejada deles. No entanto, Mo nunca lê livros em voz alta e ela não sabe porquê. Além disso, a mãe desapareceu há tantos anos que ela nem se lembra delaa, apesar da foto debaixo da almofada do pai... Um dia, aparece um estranho misterioso a quem o pai chama Dedos de Pó e que, por sua vez, o trata por Língua de Feitiço... Vem avisá-los de um perigo iminente: será que conseguirão evitá-lo? A partir daqui, tudo se sucede desenfreadamente e há um sem fim de situações cujo desenlace não se adivinha sequer (bem, há coisas que nos «sugerimos» mas a medo... «e se?..). A escrita é óptima e só aparece uma incongruência lá para o último terço. A edição da Presença, na colecção Via Láctea é boa: bom papel, letra de tamanho médio.
Está bem escrito, muito bem, mas é de fácil leitura. Fala do medo, do medo antigo trazido pelas histórias de fadas (ou dos contos tradicionais), em que o Bem e o Mal ocupam lugares opostos e não se misturam. Fala de maravilhamento e de coragem, do que podemos fazer pelos que amamos. O fim traz-nos um suspiro de alívio, apesar de alguns aspectos «mal resolvidos» (não há fins totalmente felizes, é o que este livro também nos ensina...) mas, e só descobri agora, ao procurar os links, é o primeiro de uma TRILOGIA!! Não posso esperar para saber mais!

2 comentários:

tonsdeazul disse...

Vi o filme sem ter qualquer conhecimento da história e gostei imenso. Claro que o livro deve ser muito mais apaixonante. Se não tivesse tantos à espera na prateleira...

hermione disse...

Também vi o filme.. e me apaixonei completamente. Agora estou a procura do livro que concerteza deve ser mais fantastico ainda!