Mostrar mensagens com a etiqueta livros infantis. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta livros infantis. Mostrar todas as mensagens

quarta-feira, 1 de abril de 2009

Knojo em livro(s)

Para quem viu a exposição no Pavilhão do Conhecimento é fácil perceber qual é o tema destes dois livros da Bertrand. Para quem não viu o subtítulo é suficiente: "coisas mesmo nojentas acerca do teu corpo"... Divertido, pedagógico e ideal para motivar a leitura das pestes entre 6 e 10 anos.

Lá em casa está a ser um sucesso, principalmente para ele, mas a pequenina de quase quatro anos também folheia com interesse e ri imenso com as coisas que ele (já) vai lendo.

terça-feira, 31 de março de 2009

Olharapo










É uma das histórias do momento lá em casa.

Transporta-nos ao universo das histórias tradicionais, em que há uma figura má e heróis (ou nem por isso) personificados por um rato, um cão e um elefante. O bem triunfa sobre o mal, sendo que a figura que se destaca é, como habitualmente neste tipo de história, não o mais forte, mas o mais esperto.

É muito gira e teatralizável. Até o mini da casa (2 anos) res(a)so(pra)na na parte em que o rato enfia um balão no nariz do olharapo.

Olharapo
Autor: Darabuc e Maurizio Quarello
Editora: OQO
P.V.P. € 11,99

quarta-feira, 25 de março de 2009

O Incrível Rapaz que Comia Livros

Título: O Incrível Rapaz Que Comia Livros
Autor: Oliver Jeffers
Editora: Orfeu Negro

Sinopse:
"Esta é a história de um rapaz com um apetite insaciável… por livros. Um dia, assim por acaso, o Henrique descobre esta estranha paixão, que se transforma numa mania constante e deliciosa! E eis a parte melhor: quanto mais livros devora, mais esperto fica. O Henrique sonha tornar-se na pessoa mais esperta do mundo. Até que percebe os malefícios deste hábito peculiar…. Já não consegue digerir bem, as coisas que aprendeu começam a ficar todas baralhadas e tem de parar."

É tão, tão giro...
Prima pela originalidade. A história é divertida e com uma mensagem bem importante. A ilustração é muito boa e o livro vem já com uma bela dentada do Henrique...

terça-feira, 24 de março de 2009

Elmer

Mais um dos preferidos cá de casa. Uma história de aceitação de diferenças, parece-me, apesar de as sinopses não falarem muito nessa vertente. Muito bom.

Elmer
David McKee

Elmer não é um elefante como os outros. É um elefante aos quadrados coloridos, e muito brincalhão.
O britânico David McKee é autor-ilustrador de numerosos livros, sempre acolhidos com aplauso pela crítica e pelo público. A sua série sobre o elefante Elmer já vendeu, a nível mundial, mais de dois milhões de exemplares.

Livro recomendado pelo Serviço de Apoio à Leitura do Instituto Português do Livro e das Bibliotecas


Editora: Caminho
Ilustrador(es): David Mckee
Preço: 12,60 €

O Herói Sou Eu!

Não sei se os livros são de boa qualidade mas aqui fica a ideia.


"O projecto "O Herói Sou Eu!" resulta de uma parceria entre a escritora Maria João Lopo de Carvalho e a atxilipu. No início de 2007 a Maria João abordou a atxilipu no sentido de desenvolver um projecto de histórias infantis em que os heróis e heroínas pudessem ser quaisquer meninos e meninas que o quisessem ser. Pegando em cinco histórias escritas pela Maria João, duas das quais traduzidas para inglês, a atxilipu operacionalizou o projecto em estreita colaboração com a escritora, dando-lhe a forma que tem agora: uma colecção de 5 + 2 livros em que alguns dos principais elementos são personalizáveis (nome do herói, local onde mora, nomes dos amigos, etc.). O resultado são estas histórias em que cada criança se sente o verdadeiro herói pois é o seu nome que ouve a cada passagem da narrativa."

segunda-feira, 23 de março de 2009

Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti...

Inspiradas pela mudança de estação, deliciámo-nos com o Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti na Primavera. Um doce hino à ternura. Fiquei com vontade de comprar os outros da colecção.

Ficha:
Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti na Primavera
Sam McBratney

A Pequena Lebre Castanha adora brincar na Primavera, quando tudo está a crescer e a mudar. Mas será que consegue adivinhar aquilo em que uma pequena lebre castanha se vai transformar?
Dos criadores de Adivinha Quanto Eu Gosto de Ti, quatro novas histórias encantadoras, perfeitas para partilhar com os seus filhos!


Editora: Caminho
Data: Janeiro 2009
Preço: 6,90 €

segunda-feira, 2 de março de 2009

O Sonho do Ursinho Rosa


O urso rosa chorava desolado, porque tinha perdido o seu sonho. A girafa foi ao céu, o cavalo percorreu a terra e a rã mergulhou no fundo do rio. Nada do que trouxeram fez parar o ursinho rosa de chorar. De uma forma carinhosa, estas personagens transmitem que, às vezes, ter boas intenções não chega para ajudar alguém, é preciso ser compreensivo e tentar perceber o que o outro realmente precisa. Os três animaizinhos não perguntaram qual era o sonho do ursinho rosa. Em vez disso, trouxeram-lhe os seus sonhos.

Muito engraçado. Uma lição tão importante para os miúdos como para os pais... não vão eles impor os seus sonhos aos pequenotes.

O Sonho do Ursinho Rosa
Autor: Aliaga, Roberto
Editora: OQO
P.V.P. € 11,90

domingo, 25 de janeiro de 2009

Lembram-se?


Da colecção formiguinha? Povoou a minha infância. Ia comprando os livritos, na livraria-retrosaria-papelaria lá da terra, consoante tinha dinheiro. Tinha a colecção quase completa, quando numas férias nos assaltaram em Espanha e levaram tudo. Ia a minha preciosa colecção na minha mala. Nunca mais a consegui refazer. Que pena...

domingo, 4 de janeiro de 2009

A tartaruga que queria dormir


Este é mais um dos livros que tem feito sucesso cá em casa. É a história de uma tartaruga que tinha tanto sono, que ia dormir o Inverno todo... mas estava difícil.

Muito giro.

A Tartaruga que Queria Dormir
Autor: Aliaga, Roberto
Editora: OQO Editora

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Sugestões

Tenho andado afastada sobretudo por que não cumpro com a leitura do mês desde As Mulheres do Meu Pai, do Agualusa. Por cá, a crise também tem feito estragos, por isso vejo-me obrigada a voltar-me para os livros que tenho em casa ou me chegam às mãos.



Recomendo, vivamente, O Outro Pé Da Sereia, do Mia Couto.





Viagens diversas cruzam-se neste romance: a de D. Gonçalo da Silveira, a de Mwadia Malunga e a de um casal de afro-americanos. O missionário português persegue o inatingível sonho de um continente convertido, a jovem Mwadia cumpre o impossível regresso à infância e os afro-americanos seguem a miragem do reencontro com um lugar encantado. Outras personagens atravessam séculos e distâncias: o escravo Nimi, à procura das areias brancas da sua roubada origem. A própria estátua de Nossa Senhora, viajando de Goa para África, transita da religião dos céus para o sagrado das águas. E toda uma aldeia chamada Vila Longe atravessa os territórios do sonho, para além das fronteiras da geografia e da vida.As diferentes viagens entrecruzam-se numa narrativa mágica, por via de uma mesma escrita densa e leve, misterios e poética de um dos mais consagrados escritores da língua portuguesa. Aqui.



Neste momento, estou a ler o Sputnik, Meu Amor, de Haruki Murakami. Estou a gostar bastante. A escrita é leve e fluída e os personagens complexos. Recomenda-se.



Para os mini-leitores...

João e o Pé de Feijão. Faz parte da colecção Histórias de Encantar, da marca 1.2.3. Aprender é Divertido, do Pingo Doce, e foi uma alegre surpresa, admito. As ilustrações estão bem giras e a história, apesar de longa, torna-se ligeira com as quadras que a entremeiam. Um livro óptimo para miúdos que, como o meu, têm dificuldades em concentrar-se nas histórias grandes.

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

Livros - objectos de arte

Gostar de livros infantis.

Pelas histórias, pelas ilustrações, pela originalidade.

Este cabe nesta última categoria.



O Livro Inclinado, de Peter Newell
Preço: EUR 14,00
Editor: Orfeu Negro / Antígona
ISBN: 9789899556539
Ano de Edição/ Reimpressão: 2008
N.º de Páginas: 48



«Publicado pela primeira vez em 1910, O Livro Inclinado, de Peter Newell, é um grande clássico da literatura para crianças. Em verso e literalmente inclinado, este livro ilustra nas suas páginas a descida rocambolesca de Bobby no seu carrinho de bebé pela encosta mais empinada do bairro. Bobby atropela os vizinhos, o guarda, o pintor, a vaca, o jornaleiro, e todos os que, desprevenidos, são apanhados pelo carrinho em fuga, o qual cria os mais incríveis acidentes e grande confusão.

Obra-mestra do livro infantil, pioneira dos formatos especiais, é agora recuperada um século depois para os leitores do séc. XXI.»

Brilhante!